Globo Esporte: Em Minas, 19 cidades sonham em sediar CTs da Copa de 2014

Do Globo Esporte

Cidades mineiras na corrida para ser um dos CTs da Copa de 2014

A escolhida deve ter hotéis, aeroportos e campos de treinamento. Sacramento, no Triângulo Mineiro, está na disputa

Reprodução Globo Esporte

Reprodução Globo Esporte

Em Minas Gerais, 19 cidades vivem a expectativa de ser um dos centros de treinamento para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. Nos dias 8 e 9 de novembro, representantes das candidatas se reúnem no Parque Náutico de Jaguara, na cidade mineira de Sacramento, para discutir os critérios de escolha. Além da sede do evento, Araxá, Caeté, Caxambu, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha querem receber as seleções que disputarão o Mundial.

A escolha de um CT será baseada em critérios rigorosos de avaliação de hotéis, aeroportos e campos de treinamento. Representantes da Fifa devem visitar a região até o início de 2012 para fazer a pré-seleção dos locais que vão hospedar as equipes para a principal competição de futebol do mundo.

Na década de 70, o Parque Náutico de Jaguara, sede da reunião, era uma vila de operadores da usina hidrelétrica com mesmo nome. Anos mais tarde, a empresa colocou a venda parte de seus imóveis através de uma licitação. Desde então, pertence ao empresário Ivan Barbosa Afonso, que ali busca estruturar um hotel que servirá como centro de treinamento para seleções.

O empresário disse que esta visita vai determinar as obras e mudanças necessárias para atender as exigências da organização do evento.
– O hotel cumpre grande parte dos pré-requisitos indicados pela Fifa, temos até um aeroporto de 1.110 metros. Esperamos que essa visita ajude a traçar o caminho para receber uma das seleções – afirmou Barbosa.

Segundo a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), até o momento, está confirmada no evento a presença da assessora do Núcleo de Relacionamentos com CTS da Secopa, Ludimila Midori Kai.

Obras

Uma das adequações é a construção de um campo de futebol com as medidas oficiais da Fifa e gramado específico. Para este campo, o investimento deve ser de R$ 400 mil. Além disso, a região começa a se mobilizar também para o treinamento e a capacitação de profissionais.

Definição

Segundo a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa), apenas o Comitê Organizador Local da Fifa pode estabelecer quantas cidades serão selecionadas. A escolha do local como Centro de Treinamento depende do técnico da seleção e sua respectiva comissão. Os locais devem ser definidos até o final de 2013, pois em novembro acabam as eliminatórias da Copa de 2014.

De olho nas Olimpíadas

As Olimpíadas de 2016 também podem movimentar o município. Sacramento pode sediar algumas competições náuticas. O Parque fica próximo à divisa de Minas Gerais com São Paulo e é banhado pelo rio Grande. Tem potencial para receber seleções de esportes náuticos e modalidades como bike e outros esportes radicais. Uma equipe da Federação Olímpica também já agendou uma visita, mas a data não foi divulgada.

Para ler no Globo Esporte

28/11/2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s