Secopa: Esplanada do Mineirão começa a ganhar forma

Da Secopa

Com fundação adiantada, área externa do Mineirão, com 80 mil m2 e capacidade para 65 mil pessoas, já começa a ser erguida

Obras da esplanada do Mineirão - Foto: Sylvio Coutinho/Divulgação

A esplanada que está sendo construída na área que circunda o estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, começa a ganhar forma nesta semana. Caminhões carregados com as peças pré-moldadas, que comporão a superestrutura de pilares, vigas e lajes do prédio do estacionamento e da esplanada, começam a chegar hoje, quinta-feira (27), ao estádio. Usando a metodologia just in time, as peças são descarregadas e, imediatamente, instaladas, fato que gera ganhos para a obra como economia, agilidade, segurança e qualidade. No total, serão 5 mil peças pré-moldadas e a previsão de conclusão é para junho de 2012.

De acordo com Ricardo Barra, diretor-presidente da Minas Arena, empresa responsável pela modernização do Mineirão, não haverá estoque das peças na obra. “Visando à otimização de tempo e recurso, as peças são montadas concomitantemente com a descarga dos caminhões de transporte. Este procedimento nos proporciona menor prazo de execução bem como reduz a movimentação de guindastes no canteiro de obras, oferecendo mais segurança a todos os envolvidos e garantindo qualidade na execução do serviço”, explica Barra.

“Conforme previsto pelo cronograma, a chegada dos pré-moldados da esplanada do Mineirão marca uma nova fase da obra. Em pouco tempo, já poderemos ver como será essa área multiuso, que terá 80 mil metros quadrados, capacidade para 65 mil pessoas e aberta 24 horas por dia”, relata Sergio Barroso, secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo. A esplanada terá potencial para a realização de atividades de lazer, cultural, religiosas e de modalidade esportivas diversas com estrutura confortável e segura para grandes públicos. Também no local será instalado o Museu do Futebol.

A primeira remessa de pré-moldados será alocada no setor Norte da área externa do estádio, que já possui as fundações concluídas. Devido à sobrecarga das carretas, um caminho de serviço foi construído exclusivamente para atender a essa demanda.

Créditos: Sylvio Coutinho/Divulgação

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s