Agência Minas: Jovens terão curso de idiomas como preparação para a Copa

Da Agência Minas

Jovens terão aulas de inglês e espanhol gratuitas no Plug Minas

Eliane Parreiras, Afonso Maria Rocha (Sebrae-MG) e Narcio Rodrigues / Foto: Renato Cobucci/Secom MG

BELO HORIZONTE (24/10/11) – Jovens de 14 a 24 anos de escolas públicas de Belo Horizonte e Região Metropolitana terão oportunidade de estudar inglês e espanhol gratuitamente. Eles aprenderão não só o idioma, mas também sobre a cultura desses países. Esse novo projeto do Governo de Minas, em parceria com o Sebrae-MG, tem como objetivo suprir a demanda por mão de obra qualificada para atender o mercado de trabalho atual e também as demandas que surgirão com a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014.

Nesta segunda-feira (24), por meio das Secretarias de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e do Sebrae-MG, o Governo de Minas assinou o protocolo de intenção para a criação do “Laboratório de Culturas do Mundo”, que funcionará dentro do Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital, da Secretaria de Estado de Cultura.

Para o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, o laboratório vai promover a inserção de jovens no mercado de trabalho, durante e após as Copas de 2013 e 2014. “A FIFA nos premiou com nove jogos nas duas Copas, porque felizmente temos um estádio com obras em dia e que será um dos mais modernos do país. Agora nosso desafio é capacitar pessoas para receber bem os milhares de turistas que virão a Minas. Os jovens são fundamentais nesse processo”, afirma.

Os cursos de inglês são oferecidos pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu) e os de espanhol são resultado de parceria com o Instituto Cervantes. No total, há 240 vagas, sendo 60 para inglês e 180 para espanhol. Os cursos têm duração de cinco semestres, com previsão de conclusão da primeira turma em junho de 2014.

“A proposta é capacitar esses jovens para atuar no mercado de trabalho, que a cada dia exige um profissional mais qualificado. Sendo esses núcleos inovadores e arrojados, certamente, abrirão inúmeras possibilidades no campo da educação e do trabalho”, ressalta a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.

Outra parceria firmada pelo Governo de Minas, por meio da Sectes, também com o Sebrae-MG, viabilizou a criação do núcleo Uai-Tech. Trata-se deum núcleo de tecnologia aplicada nas áreas da ciência e inovação, direcionado a jovens de 14 a 24 anos interessados em física, química, matemática, eletrônica e programação. A previsão de atendimento é de 250 jovens por ano.

“Atualmente, notamos o crescimento da procura pelos serviços que envolvem ciência e tecnologia, sempre associadas às questões ligadas à sustentabilidade”, afirma o secretário Nárcio Rodrigues. A possibilidade de distribuir bolsas de pesquisa para os estudantes do Uai Tech em Minas Gerais e até mesmo na França já está sendo estudada.

25/10/2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s