O Tempo: Caminho do Brasil para o hexa passa duas vezes por Belo Horizonte

De O Tempo:

Agora é só torcer pela seleção

Capital mineira não receberá a final das Confederações, em 2013, que ficará com o Rio de Janeiro

Reprodução de O Tempo

Belo Horizonte não foi escolhida para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014, e também não receberá a final da Copa das Confederações em 2013, que era considerada com um prêmio de consolação pelo fato de a capital mineira não receber a festa inaugural do torneio. Mas a cidade sediará grandes jogos e poderá ser importante no caminho da seleção brasileira em busca do hexacampeonato.

Após a Fifa divulgar ontem, em Zurique, na Suíça, a tabela do Mundial e da Copa das Confederações, acabou o mistério, e Minas Gerais ficou destinada a receber os jogos do Brasil em possíveis oitavas e semifinal, caso a seleção canarinho se classifique em primeiro do grupo.

Ao todo, nas duas competições, os mineiros poderão acompanhar de perto, no mínimo, nove partidas – seis em 2014 e três em 2013, que só serão confirmadas em junho de 2012, quando a Fifa anuncia a tabela da Copa das Confederações. Apesar de o resultado não ser o desejado, as autoridades mineiras consideraram positiva a importância que a capital terá nos torneios.

“Vamos receber nove jogos nas duas competições, e, com a possibilidade de ter dois jogos do Brasil, um nas oitavas e outro nas semifinais. Acho que estamos bem, abaixo apenas do Rio no número de jogos, que tem dez. Estou feliz pela capital ser prestigiada com jogos de expressão”, declarou o prefeito Marcio Lacerda.

Ele disse ainda entender as razões que levaram a Fifa a escolher outras cidades para a abertura e a final da Copa das Confederações. “Brasília recebeu a abertura pelo aspecto político importante, por ser a capital do país. E a final foi para o Rio porque certamente a Fifa ponderou sobre a necessidade de ter um treinamento para receber a decisão da Copa do mundo no Maracanã” disse.

O presidente do Comitê Executivo Organizador da Copa do Mundo de Belo Horizonte, Tiago Lacerda, comemorou a visibilidade conquistada pela cidade por ter apresentado condições de sediar a abertura. “O mais importante é que Belo Horizonte passou a ser repercutida mundialmente. Todos os órgãos de imprensa do mundo queriam saber que cidade era essa que concorria com São Paulo”, afirmou.

Análise
Semifinais são prêmio pelo protagonismo

A vontade de Belo Horizonte receber a abertura da Copa do Mundo de 2014 foi cantada logo após o anúncio de que o Brasil seria sede da competição em 30 de outubro de 2007. Esse foi um movimento de protagonista que causou piadas de paulistas, como as do presidente do São Paulo Futebol Clube, Juvenal Juvêncio, que disse que a capital mineira não teria hotéis suficientes para o importante evento.

De lá para cá, Belo Horizonte apresentou projetos que surpreenderam a organizadora do futebol e os colocou em ação antes de outras ‘concorrentes’. Isso foi um belo cartão de visitas para uma cidade com pouca visibilidade internacional. Atrasos e incertezas em torno das obras paulistas reforçaram que Belo Horizonte poderia sonhar.

A postura de protagonista, no entanto, não garantiu a abertura da Copa do Mundo nem o prêmio de consolação’: a final da Copa das Confederações. Mas trouxe visibilidade à capital mineira e um papel importante nos dois eventos. Foi esse posicionamento que distinguiu Belo Horizonte de cidades como Curitiba e Porto Alegre, que serão apenas coadjuvantes no Mundial.

Receber as semifinais das Copas do Mundo e das Confederações, quatro jogos da primeira fase, sendo três de cabeças de chave, e uma oitavas não é pouco. Vale lembrar que nas etapas finais, Belo Horizonte pode ser a casa da seleção brasileira. Para isso, basta que o time verde-amarelo lidere o seu grupo e avance à final. (Cândido Henrique Silva/Sub-editor de Esportes)

21/10/2011

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s